A regra de 2 minutos para cintilografia renal



ESTES testes sãeste classificados em baixa, intermediária e alta probabilidade do hipertensão renovascular.

Distensãeste do sistema calicinal tais como etiologia por dor lombar: DTPA e furosemida. –ESTES achados cintilográficos deste e Destes 3 produtos anteriores são baseados nas imagens, nas curvas (renograma) e nos padrões por resposta diuré especialmentetica (T¹/²).

Dilataçãeste do sistema coletor desprovido obstrução:– Este aspecto da curva renográTeimavive após este estímulo diurfoitico É possibilitado a diferenciar a estase funcional por obstruçãeste.

É possibilitado a ser realizada usando cateterizaçãeste vesical (cistografia direta) e instilação do radiofármaco e soro fisiológico até a distensão da bexiga ou por meio da injeçãeste endovenosa do radiofármaco (cistografia indireta) para avaliaçãeste da função renal, drenagem urinária e detecção do refluxo.

Este exame é feito utilizando radioisótopos que normalmente são metabolizados pelo seu organismo, não é feito utilizando contrastes radiológicos (iodado). Logo, as reações alé especialmentergicas são extremamente raras e, quando ocorrem são da MANEIRA simples. É Necessário VIR EM JEJUM?

Cintilografia renal dinâmica: A furosemida (lasix) é injetada EV na dose de 1 mg/kg (dose máxima por 80 mg) quando é visualizada a máxima distensão da pelve renal, como estímulo diuré especialmentetico.

A cintilografia renal permite avaliar a função e a MANEIRA Destes rins. Em linhas gerais, existem 2 ESTILOS do cintilografia renal: Dinâmica e Conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedatica.

As imagens são realizadas por 30 MOMENTOS, após isso o paciente é levado para esvaziar a bexiga e fazer novas imagens. Caso o mé especialmentedico nuclear solicite a injeção do diurfoitico, novas imagens devem ser realizadas.

A cistografia direta é este mfoitodo por escolha na investigação do refluxo vesicoureteral. Embora a cistografia indireta apresente a vantagem do nãeste necessitar de sondagem vesical, ela depende da cooperação do paciente e é menos sensível do de que este método direto (41% do falso-negativo).

Resposta obstrutiva : Nãeste se observa excreção do traçador precisamente após o estímulo diuré especialmentetico (T¹/² > 20 min).

A curva renal permanece ascendente até a injeção do furosemida, quando ocorre uma queda abrupta da radioatividade renal, através eliminaçãeste do traçador retido. 

A medicina nuclear Têm a possibilidade de avaliar a função Destes rins atravé especialmentes da cintilografia renal usando DMSA-99mTc, ou avaliar o fluxo sangüíneo renal e a dinâmica urinária atravé especialmentes do estudo renal dinâmico mais dicas aqui usando DTPA-99mTc ou MAG3099mTc. PORQUE O O MÉDICO SOLICIOU Este nosso EXAME?

•Avaliaçãeste pós-operatória do um sistema leitura adicional previamente obstruído: DTPA e furosemida. Distensão do sistema calicinal como etiologia do dor lombar: DTPA e furosemida.

Estudo indeterminado: T¹/² por 15 a 20 min, utilizando excreçãeste lenta do traçador pelo rim. Pode representar uma obstruçãeste parcial ou resposta inadequada ao diuré especialmentetico por dfoificit do funçãeste renal (filtraçãeste glomerular menor do de que 16 ml/min) ou por dilataçãeste excessiva do sistema coletor.

Obs: na acidose tubular renal e nas tubulopatias ocorre diminuiçãeste da concentraçãeste tubular do DMSA- e aumento do tua excreção na urina, diminuindo significativamente os valores do funçãeste renal absoluta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *